A Logística de Distribuição é o conjunto de atividades relacionadas à questão das mercadorias, desde o primeiro momento em que elas saem da fábrica, direto da linha de produção, até a entrega para o cliente que solicitou o produto, nesse trajeto, ocorrem várias ações que envolvem vendas, transporte das mercadorias e prestação de contas.
Esses processos são os mais importantes para o funcionamento de uma empresa, pois otimiza a distribuição das mercadorias e trabalha para agilizar todas as etapas, além de torná-lo mais seguro e barato. A importância da Logística de Distribuição, de preferência para economizar tempo e recursos, com caminhões e mão-de-obra, do mesmo modo, seja como fábrica ou como fornecedor, é possível identificar a quantidade produzida, se houve excedente ou não, se os itens irão suprir a demanda do cliente, já para o cliente, você consegue visualizar seus recebidos e os prazos, tendo essas informações, o planejamento do estabelecimento passa a ser mais organizado, preciso, eficiente, o fluxo da mercadoria mais dinâmico e evita problemas futuros.
Quais são as principais etapas da Logística de Distribuição?
- Organização de Estoque.
O controle eficaz de estoque é essencial para alavancar o setor de vendas e otimizar os custos operacionais, ela possibilita que todas as demandas sejam atendidas, inclusive nos períodos de baixa ou de alta procura dos produtos.
Com artefatos apropriados, é possível limitar o retrabalho, ao mesmo tempo em que se extrai o máximo potencial das mercadorias e das equipes que as administram.
- Gestão de Transporte.
Gerir o transporte é definir como a carga será transportada, são utilizados os meios aéreos, aquaviários, dutoviários, ferroviários ou rodoviários. É importante avaliar a características dos produtos antes de escolher a categoria, sempre analisando caso a caso.
Além disso, é necessário planejar a rota a ser seguida pelo veículo que fará a entrega, sendo ele da própria empresa ou de uma empresa terceirizada. A gestão de transporte é importante porque, a partir dela, é possível dar ao cliente um prazo de entrega e valor de frete.
- Conferência das cargas.
Muito importante também para uma logística de distribuição qualificada é o cuidado com todas as cargas, ao entrarem no estoque onde estão armazenadas, é preciso muita cautela ao manuseá-las para não ter quebras e extravios que causem prejuízos.
- Controle de frete.
Saber o quanto cobrar é imprescindível para a saúde financeira da empresa e para a fidelização dos clientes, que podem buscar outra transportadora caso entendam que não estão pagando um preço justo. Para evitar prejuízos, é válido se cercar de informações confiáveis para negociar os valores do frete com o cliente, além de administrar o frete relacionados a atividades diversas, como conferir quais são os preços praticados no mercado.
Os sistemas utilizados para gestão, são mais do que necessários para garantir a segurança de dados, otimização da logística e ganho de produtividade, além de outros benefícios adquiridos com o decorrer do tempo.
Os sistemas de Gestão ERP traz funcionalidades como:
- Gestão de estoque e depósito;
- Gestão de localização no depósito;
- Controle de entrada e saída de mercadorias;
- Planejamento de produção e material;
- Relatórios eficientes.